TERCA, 28/12/2021, 17:49

Deputados londrinenses citam fim do pedágio e duplicação da PR-445 até Mauá da Serra como as principais conquistas de 2021 para Londrina e região

A pedido da CBN, parlamentares fizeram um balanço dos trabalhos realizados no ano que termina. Eles também demonstraram preocupação com 2022, que deve ter o debate político contaminado pelas próximas eleições.
 

O setor da infraestrutura em Londrina e região fecha o ano de 2021 com muitos projetos e promessas pelo caminho. Foi neste ano que o Governo do Estado conseguiu terminar a duplicação da PR-445 até Irerê e iniciar as obras em trecho de 27 quilômetros de rodovia entre o distrito de Lerroville e o município de Mauá da Serra. Em novembro, também foi possível encerrar os contratos abusivos de pedágio e iniciar o planejamento do novo modelo de concessão, que deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo no final do próximo ano.

As duas medidas descritas pela reportagem foram citadas pelos deputados estaduais Tercílio Turini, do Cidadania, e Tiago Amaral, do PSB, como as principais conquistas de 2021 para Londrina e região.

A CBN fez questão de ouvir os parlamentares londrinenses neste final de ano, e pediu para que eles fizessem um balanço dos trabalhos realizados até então.

Turini, que é médico, acompanhou de perto o pior momento da pandemia de coronavírus e, posteriormente, a queda acentuada dos números da doença por conta do avanço da vacinação.

Nos primeiros meses do ano, ele, Tiago Amaral e os demais deputados que compõem a bancada do interior tiveram que ir atrás da liberação de recursos para a abertura de novos leitos nos hospitais.

Relator do orçamento estadual, Amaral falou sobre a importância da captação da verba necessária para manter as instituições de saúde da região nas condições adequadas para receber os pacientes.

Já em relação ao fim do pedágio, os dois deputados foram enfáticos em dizer que o antigo modelo de concessão só trouxe prejuízos aos motoristas e, consequentemente, ao estado como um todo. Tercílio Turini, que acompanhou o processo de perto por meio de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa, destacou a importância da fiscalização para fazer com que os próximos contratos sejam bem melhores e benéficos do que os que foram encerrados.

Turini e Amaral garantiram ainda que vão continuar acompanhando de perto a evolução das obras de duplicação da PR-445. Além do serviço que já está sendo feito entre Lerroville e Mauá da Serra, o poder público planeja o lançamento de uma nova licitação para duplicar um trecho de 23 quilômetros localizado entre Irerê e Lerroville. A expectativa é de que esse processo saia já no início de 2022. Tiago Amaral lembrou que a execução das obras coloca um ponto final numa reivindicação importante, que era feita pela população há mais de 30 anos.

Os parlamentares lembraram, no entanto, que o debate político, necessário para o planejamento e a execução dos projetos, pode ser contaminado pelas próximas eleições. Para eles, vai ser preciso paciência e muita seriedade para tocar os trabalhos sem que haja a interferência do que é apenas eleitoreiro.

Por Guilherme Batista

Comentários