Dia D promove ações especiais em Londrina para combater desinformação sobre a vacina
Doze postos de saúde funcionaram no sábado para atender a população com doses contra diversas doenças
O Dia D de Multivacinação, no sábado (22), contou com ações especiais na Casa da Vacina, no centro de Londrina. A chamada Família Gotinha deu às caras para a alegria da criançada. Os pequenos também puderam contar com um passeio de trem pela região.
A iniciativa, segundo a secretária de Saúde, Vivian Feijó, buscou reforçar a importância da vacinação junto à população e, consequentemente, combater a desinformação sobre a eficácia dos imunizantes.
Além da Casa da Vacina, 12 unidades básicas funcionaram até as 17h do sábado oferecendo doses de vacina contra diversas doenças à população. A diretora da 17ª Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes, lembrou que todos os 21 municípios que pertencem à regional participaram da iniciativa, que visou atualizar a carteira de vacinação das pessoas com doses que ainda estavam ausentes.
Lucia destacou a importância da imunização para manter a sociedade protegida de doenças que até então estavam extintas, mas que, em razão da desinformação, voltaram a aparecer nos últimos anos, como o sarampo e a paralisia infantil, por exemplo.
A campanha de multivacinação continua na cidade, com a oferta de doses em todos os postos de saúde. A população pode se vacinar contra diversas doenças, como influenza, dengue, HPV, sarampo, coqueluche, poliomielite, hepatite, meningite, entre outras.