QUINTA, 24/08/2017, 18:12

Disque-Gramática da UEL se moderniza e entra para o mundo digital

Serviço agora tem página em rede social e atendimento por e-mail, além do tradicional telefone.

Um dos mais antigos projetos de extensão da UEL ganhou novas ferramentas de atendimento e entr. Agora, o disque-gramática chegou aos meios digitais, as redes sociais e o e-mail. Foram 22 anos tirando dúvidas sobre a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa, ortografia, concordância e acentuação, entre outras tantas dúvidas, tudo pelo telefone.

Os atendimentos continuam sendo feitos por cinco alunos do curso de Letras-Português, sob supervisão das professoras Cristina Simon e Maria Isabel Borges, coordenadora do projeto. A professora Cristina Simon afirma que as dúvidas mais freqüentes são aquelas de sempre, relacionadas ao uso da crase, do hífen, além da pontuação e ortografia, entre tantas outras. A professora destaca a quantidade de acessos nesse início do Disque-Gramática no Facebook e brinca com o serviço, que se modernizou, mas manteve o velho nome.

Segundo a professora, todos os meses, o Disque-Gramática registra uma média de 100 atendimentos. Mesmo com as novas ferramentas, o atendimento por telefone e presencial foi mantido. O número é o 3371-4619. O Disque-Gramática fica na Sala 20 do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas. O email é o disque-gramatica@uel.br. No Facebook é só pesquisar por Disque-Gramática UEL e acessar a página.

O projeto começou há 22 anos, em 1995, e foi idealizado e criado pelo professor aposentado da UEL Joaquim Carvalho da Silva. O Professor esteve à frente do projeto durante duas décadas e lançou ainda o livro “Gramática - Na prática pode ser diferente”, publicado em 2010.

Comentários