QUARTA, 04/12/2019, 18:30

Duplicação da PR-445 entre Irerê e Mauá da Serra pode custar até R$ 500 milhões

Previsão é do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, que, em entrevista exclusiva à CBN, revelou ainda que projeto de engenharia e restauração da obra deve ser concluído só no final do próximo ano.

Em entrevista exclusiva à CBN nesta quarta-feira, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, comentou os próximos passos da tão esperada obra de duplicação da PR-445 entre o distrito de Irerê e o município de Mauá da Serra, num trecho aproximado de 50 quilômetros de rodovia. Como foi adiantado pela reportagem na última terça, quatro empresas se interessaram pelo projeto de engenharia e restauração da intervenção, uma das mais importantes do estado.

O DER, Departamento de Estradas de Rodagem, recebeu as propostas técnicas das interessadas, e deve passar os próximos meses fazendo uma análise rigorosa delas. Depois disso, vão ser analisados os preços apresentados pelas empresas. Somente o projeto, de acordo com o edital, vai custar quase R$ 6 milhões.

Já a obra propriamente dita, conforme o secretário, vai ser uma das mais caras tocadas pelo governo. Ele fez uma comparação com a duplicação da PR-445 entre a saída de Londrina e o distrito de Irerê, orçada em quase R$ 100 milhões. O trecho tem apenas 17 quilômetros, o que faz Sandro Alex estimar um custo de até R$ 500 milhões com as obras até Mauá. Os recursos estariam garantidos até 2022 e viriam do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O projeto de engenharia e restauração vai ser dividido em dois subtrechos e deverá ser executado por uma única empresa. O primeiro trecho, que vai de Lerroville à entrada de Mauá da Serra, na BR-376, tem extensão de quase 27 quilômetros. Já o subtrecho dois, de 23 quilômetros, fica entre Irerê e Lerroville. O projeto deverá conter estudos de tráfego, geológicos, hidráulicos, topográficos, entre outros, além de levantar quais trechos precisam de intervenções mais sérias, como retornos, alças de acesso e até viadutos. O secretário garante que tudo vai ser tratado com agilidade, mas admite que, por ser um estudo complexo, a empresa vai precisar de tempo para fazê-lo. A previsão, segundo ele, é que a licitação seja concluída em março, e que o projeto fique pronto até o final de 2020, alguns meses após a conclusão da duplicação até Irerê.

A duplicação até Mauá atende a um pedido antigo da sociedade civil organizada, que, há pelo menos quinze anos, espera por readequações no trecho de pista simples da PR-445 que liga o norte do estado a Curitiba.

Por Guilherme Batista

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