QUARTA, 27/10/2021, 18:22

Duplicação da PR-445 entre Lerroville e Mauá da Serra pode ter início ainda este ano

Empresas classificadas na licitação devem ter documentos analisados pelo DER no dia 16 de novembro. Obra pode custar até R$ 166 milhões.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) dá andamento ao processo de licitação das obras de duplicação da PR-445 entre o distrito de Lerroville, em Londrina, e o município de Mauá da Serra. Foi publicado nesta quarta-feira (27) o resultado da análise das propostas de preços das empresas e consórcios que estão disputando o certame. Quatro participantes foram classificadas nesta etapa, com valores entre R$ 148.032.561,17 e R$ 166.160.388,90. O menor preço foi apresentado pela empresa que, atualmente, faz a duplicação de trecho da rodovia até Irerê.

A próxima fase da licitação, para a análise dos documentos das interessadas, também já tem data para ocorrer. Os envelopes com a documentação vão ser abertos no dia 16 de novembro. Caso não haja nenhum questionamento por parte das concorrentes, o poder público poderá fazer a seleção da vencedora após a próxima etapa, emitindo a ordem de serviço e dando um prazo para que ela se organize e inicie as obras. O deputado estadual Thiago Amaral, que acompanha o processo desde o início, acredita que se tudo correr bem, as obras vão ter início ainda em 2021.

Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, além de adequações nos acostamentos e canteiro central. Vale lembrar que a duplicação da PR-445 foi até o distrito de Irerê, e que, pela nova licitação, as obras devem ser feitas entre Lerroville e Mauá. Ou seja, há um trecho considerável da rodovia, de mais de 50 quilômetros, entre os dois distritos rurais, que ainda não foi contemplado. Thiago Amaral explicou que o governo optou por fazer as obras por partes para acelerar o andamento das licitações. A duplicação do trecho entre Lerroville e Irerê, por exemplo, conforme ele, ainda depende da conclusão do projeto estrutural das obras.

A empresa que vencer a licitação da duplicação da PR-445 entre Lerroville e Mauá da Serra vai ter um ano e meio para executar os trabalhos a partir da assinatura da ordem de serviço.

Por Guilherme Batista

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