TERCA, 30/05/2023, 14:00

Durante operação de âmbito nacional, Polícia Federal cumpre mandados de busca em Londrina

Três pessoas de Londrina são investigadas por fornecer contar bancárias para receber recursos vindos de golpes e fraudes bancárias 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a operação Não Seja um Laranja 2, com apoio da Febraban - Federação Brasileira de Bancos e bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. A operação contou ainda com o apoio da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção.
Policiais Federais e Civis cumpriram 51 mandados de busca e apreensão, em 17 estados e no Distrito Federal. Aqui em Londrina dois mandados foram cumpridos no Jardim Vale do Cedro na zona leste e no Parque Ouro Branco na zona sul da cidade. De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal em Londrina, com os investigados foram apreendidos vários cartões de bancos.   
Sonora Operação 1
A operação faz parte do Projeto Tentáculos, cooperação técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, desde outubro de 2017 para combater fraudes bancárias eletrônicas. O alvo das investigações são pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos vindos de golpes e fraudes contra clientes bancários. 

A Polícia Federal alerta que isso configura crime e podem responder por estelionato, furto e organização criminosa e a pena pode chegar a oito anos de prisão, mais multas e ainda serem agravadas se os crimes forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável.

De acordo com a Polícia Federal, ainda não é possível contabilizar os prejuízos, mas um dos investigados em Londrina apresentou movimentação bancária de mais de R$ 50 mil. Segundo a PF, a maior parte das vítimas é cliente da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil. O delegado explica que agora a investigação deve apontar de onde são os fraudadores, que podem residir inclusive no exterior.
Em agosto do ano passado, a primeira fase desta operação cumpriu 43 mandados de busca em 13 Estados e no Distrito Federal.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários