QUINTA, 08/11/2018, 18:59

Em 2018, o Paraná registrou 25 acidentes por causa do mau uso da energia elétrica

A Copel realiza uma campanha de prevenção e dá orientações para evitar ocorrências desse tipo no estado.

Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a campanha de prevenção a acidentes com energia elétrica está sendo realizada no estado. A ação faz parte da XII Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica. Aparecido Tomazeli, gerente de projetos e obras da Copel região norte conta que no Paraná, foram registrados 41 acidentes com a rede em 2017. Em 2018, 25 ocorrências, sendo sete na construção civil, cinco na zona rural, três em serviços e duas por podas de árvores. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) mostram que, desde 2006, quando foi lançada a campanha de prevenção, as ocorrências vêm caindo. A queda anual chega a 16%.

Como mostram os números, os acidentes mais comuns acontecem principalmente na construção civil, na área rural, com a poda de árvores, brincadeiras com pipas e instalação de antenas, como explica o gerente.

As ligações clandestinas, os conhecidos “gatos” também estão na lista das atitudes perigosas. O gerente conta que essa ação, além de criminosa, coloca muitas vidas em risco.

Por Claudia Lima

Comentários

Publicidade