SEGUNDA, 12/04/2021, 07:00

Em Cambé, Beto Preto volta a defender vacinação contra o coronavírus de domingo a domingo, e pedir para que prefeituras não estoquem as doses

Até agora, quase um milhão e 300 mil paranaenses foram vacinados, sendo que 325 mil tomaram as duas doses do imunizante. Por outro lado, há cerca de 900 mil vacinas que já estão no estado e ainda não foram usadas.

O Governo do Estado segue na tentativa de motivar os municípios paranaenses a realizar a campanha de vacinação contra o coronavírus nos sete dias da semana. Neste domingo (11), por exemplo, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, acompanhou a movimentação em Cambé, uma de 60 cidades que, nos últimos dias, acataram o pedido do governo. No final de semana, ele também esteve em Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Cianorte, Sarandi e Sertaneja. 

 

Até agora, 1.268.481 paranaenses foram vacinados, sendo que 325.604 deles receberam as duas doses do imunizante. Por outro lado, o Paraná distribuiu 2.495.350 vacinas aos municípios. Ou seja, há cerca de 900 mil doses que já estão no estado e ainda não foram utilizadas. De olho nos números, Beto Preto voltou a pedir para que as prefeituras não estoquem as vacinas.

Somente nos últimos dias, o estado aplicou mais de 600 mil doses, recebidas pelo Ministério da Saúde na semana passada. Atualmente, o foco da vacinação no estado está na aplicação da primeira dose em pessoas de 65 a 69 anos e profissionais de segurança pública. Já a segunda dose está sendo aplicada em profissionais da saúde e idosos com mais de 70 anos. A dose de reforço deve respeitar um intervalo de tempo recomendado pelos fabricantes das vacinas, de doze semanas para AstraZeneca e 21 dias para a Coronavac. O secretário estadual lembrou que continua em contato direto com o Ministério da Saúde para o envio de cada vez mais doses ao estado.

Por Guilherme Batista

Comentários