QUINTA, 15/07/2021, 12:08

Em liminar, Justiça nega reabertura de cinemas em Londrina

Proprietário do Cineflix, que opera no shopping Aurora, diz que irá recorrer da decisão e espera que a Prefeitura flexibilize decreto municipal

Em decisão liminar, o juiz Emil Gonçalves Dias, da Vara de Fazenda Pública de Londrina, negou pedido feito para derrubada do decreto da Prefeitura de Londrina que proíbe abertura dos cinemas na cidade. A decisão proferida nesta semana foi impetrada pela Rede Cine, que representa o Cineflix, localizado no Shopping Aurora na Gleba Palhano.

A defesa argumentou que os decretos municipais e estadual permitiram a atividade dos shoppings com 50% da capacidade. E requer que os cinemas possam funcionar da mesma forma.   O grupo ainda citou que cidades de maior porte têm permitido a reabertura dos cinemas no interior dos shoppings e pretendia exercer sua atividade descrita no contrato social no Shopping.

Para o magistrado não cabe ao Judiciário interferir na decisão do Estado e de municípios sobre enfrentamento da Pandemia.  O juiz Emil Gonçalves escreveu ainda “apesar inevitável prejuízo financeiro, as medidas adotadas pela municipalidade por meio de Decretos visam evitar o colapso do sistema de saúde, possuindo o Município autonomia para adotá-lo.“

Douglas Mandrot , diretor Executivo do Cineflix Aurora, informou que tentou negociar com o secretário municipal de Saúde a reabertura dos cinemas em Londrina. Entretanto, sem sucesso, apelou para a medida judicial.

A rede cine, cita que conseguiu abrir 17 cinemas em seis diferentes estados da Federação e só aqui em Londrina permanece com as salas fechadas ao público. O proprietário do Cineflix alega que é possível reabrir com segurança e respeito aos protocolos sanitário.
Londrina possui ao todo cinco cinemas,  que empregavam juntos antes da pandemia mais de 150 pessoas.

Por Guilherme Marconi

Comentários