QUARTA, 18/09/2019, 14:48

Endividamento das famílias paranaenses se mantém estável

Apesar disso, pesquisa mostra que mais pessoas estão com contas atrasadas na comparação de julho com agosto.

O número de famílias endividadas permanece estável no Paraná. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostram que 90,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida no mês de agosto. Rodrigo Rosalém, diretor de Planejamento e Gestão destaca que, em comparação com o mês anterior, o percentual se mantém estável. Em julho, a parcela de endividados permaneceu em 90,7%. O que preocupa, segundo ele é que mais pessoas estão com as contas atrasadas, passando de 28,7% em julho para 30,7% em agosto.

Na comparação com a renda familiar, houve uma redução no endividamento entre as famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos, que atingia 95,21% em julho e baixou para 90,48% no mês passado.

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito ainda é o principal motivo de endividamento, com 76,4%, seguido pelo financiamento de veículo (8,4%) e pelo financiamento imobiliário (7,3%).

Por Claudia Lima

Comentários