QUINTA, 23/11/2023, 18:10

Entidades e Prefeitura repercutem anúncio de que o ILS vai ser instalado no aeroporto

Secretário Municipal de Planejamento elogiou boa vontade do secretário Sandro Alex e do ministro, mas se mostrou cético com a notícia.

A informação foi divulgada pelo secretário Estadual de Infraestrutura logo após uma audiência, em Brasília, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. No vídeo postado em uma rede social de Sandro Alex, o ministro afirmou que a compra do ILS, equipamento que ajuda os pilotos nos procedimentos de pouso no aeroporto, é tratado como prioridade pela pasta.

Segundo Silvio Costa, o processo já tramita junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão da Aeronáutica sediado em Brasília. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Codel, Alex Canziani, comemorou o anúncio, mas ressaltou que poder público e entidades do setor produtivo precisam estar atentos para que o equipamento seja, realmente, instalado.

A instalação do ILS – Categoria 1 vai permitir que o aeroporto funcione sem restrições, nas mais diferentes condições climáticas. O equipamento fornece ao piloto da aeronave informações que aumentam a visibilidade sobre o eixo da pista e definem a trajetória ideal para aterrissagem.

Luis Carlos Euzébio, diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina, foi outro que também celebrou o anúncio, mas afirmou que entidades e Prefeitura devem ficar vigilantes para garantir a instalação.  
Já o secretário Municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, elogiou a boa vontade do secretário Sandro Alex e do ministro, mas se mostrou cético com a informação.

Canhada disse ainda que o prefeito está muito preocupado com o assunto e que vai trabalhar para convencer os deputados da região a direcionar emendas parlamentares para a compra do equipamento e ainda convocar os governos estadual e federal a resolver a questão, a médio e longo prazo.

No aeroporto de Maringá, que é de propriedade do Município, o ILS deve começar a operar daqui a pouco mais de um mês, no dia 28 de dezembro.

Comentários