SEGUNDA, 19/07/2021, 07:00

Envio dos pedidos de desconto e isenção na taxa do Vestibular da UEL começa nesta semana

Inscrições devem ser feitas pela internet e candidatos precisam prestar atenção aos prazos para cada modalidade.

A partir de terça-feira (20), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre o processo de pedidos de isenção e descontos na taxa de inscrição do Vestibular 2022. A ação vai beneficiar estudantes da rede pública de ensino que são atendidos pelo Cadastro Único (CadÚnico) ou que comprovem dificuldades econômicas.

A primeira etapa de solicitações, do dia 20 a 29 de julho, é destinada àqueles que tiverem o Número de Identificação Social (NIS). Só em Londrina, cerca de 60 mil pessoas estão cadastradas. O resultado preliminar desta modalidade deve ser divulgado em 2 de agosto e os recursos podem ser encaminhados nos dias 3 e 4 do mesmo mês.

O pedido de isenção também pode ser realizado por meio de análise socioeconômica. Neste caso, o candidato precisa comprovar que tem dificuldades financeiras. Quem participar por este modelo deve preencher um formulário disponível no site do Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec) e encaminhar os documentos necessários pela internet entre os dias 9 e 17 de agosto.

Mas, Sandra Garcia, coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), alerta que os interessados precisam acompanhar os editais para não perderem os prazos de cada etapa da seleção, já que a participação no processo não dispensa inscrição no Vestibular, que começa no dia 20 de setembro.

Nas duas modalidades, o candidato pode ser beneficiado com a dispensa completa da taxa ou com descontos de 30% e 50% no valor. A coordenadora explica que alguns critérios são adotados para a avaliação, entre eles a renda per capita do inscrito.

De acordo com Sandra Garcia, o preço da inscrição do Vestibular ainda não foi definido. Esta questão, assim como os demais protocolos para realização da prova devem ser decididos nos próximos dias pelos conselhos da universidade.

O edital preliminar com os selecionados será divulgado em 30 de agosto e os recursos podem ser encaminhados entre os dias 1 e 2 de setembro. O resultado final sai em 10 de setembro. A próxima edição do vestibular da UEL será realizada no dia 6 de março de 2022 e deve manter o formato adotado na prova anterior, aplicada em fase única, como forma de evitar a proliferação do coronavírus na cidade.

Por Victor Assis

Comentários