SEGUNDA, 02/02/2026, 12:45

Escolas da rede municipal passam por força-tarefa de melhorias antes da volta às aulas

Cerca de 46 mil alunos iniciam o ano letivo nesta quinta-feira (5). Kit de material escolar será distribuído gratuitamente para todos os estudantes

Cerca de 46 mil alunos da rede municipal de ensino voltam às salas de aula para o início do ano letivo de 2026 nesta quinta-feira (5). Nas últimas semanas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), organizou uma força-tarefa para realizar serviços de limpeza, manutenção predial e melhorias estruturais voltadas ao conforto, à segurança e ao bem-estar de alunos e funcionários das escolas.

Até o momento, 85 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), tanto na área urbana quanto nos distritos, já receberam serviços de capina e roçagem, limpeza, pintura, poda de árvores, reparos em telhados, dedetização, adequações na rede elétrica e instalação de novos equipamentos. Em algumas unidades, os trabalhos permitirão, em breve, a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

Algumas creches estão ampliando a capacidade de atendimento. É o caso do CMEI Sandra Regina Maximiano Leme, localizado na rua Ruy Virmond Carnascialli, onde estão sendo construídas três novas salas para a abertura de mais turmas.

De acordo com o cronograma da SME, outras escolas e creches também serão contempladas, em breve, com serviços de manutenção, reforma e adequações.

Paralelamente, teve início na semana passada a distribuição dos kits de material escolar para todas as 185 unidades de ensino do município. Recentemente, a SME voltou atrás e desistiu de utilizar o cartão material escolar, que concederia até R$ 200 em crédito, valor que variaria de acordo com a série do estudante, para a compra dos itens.

Assim como no ano passado, a Prefeitura fará a distribuição gratuita dos kits, que incluem cadernos, canetas, lápis, estojos, tintas, massinha de modelar e outros materiais de uso pedagógico. O investimento do município para a aquisição dos 46 mil kits foi de R$ 2,6 milhões.

Além do material escolar, a SME confirmou a entrega do uniforme de verão já no primeiro dia de aula, composto por duas camisetas e uma bermuda. O kit de inverno também será entregue de forma unificada ao longo do mês de fevereiro.

Por Paulo Andrade

Comentários