SEGUNDA, 24/04/2017, 00:20

Especialistas se reúnem em Londrina para discutir a segurança e a saúde do trabalhador

É o Movimento Abril Verde, uma campanha nacional de prevenção dos acidentes de trabalho. 

Na próxima sexta-feira, 28, é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída após uma tragédia que matou 78 trabalhadores em uma mina dos Estados Unidos, em 1969. Aqui no Brasil, ela passou a ser celebrada há pouco mais de dez anos. Especialistas no tema se reuniram na última quinta-feira, no Senai aqui de Londrina, para discutir a segurança e a saúde no trabalho. Ildo Ioris, Superintendente do Seconci, o Serviço Social do sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná, destaca que o evento faz parte do Movimento “Abril Verde”, campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho. 

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo são dois milhões de mortes, por ano, causadas por doenças ocupacionais. Já o número de acidentes de trabalho fatais passa dos 300 mil. Em todo o mundo, a cada 15 segundos, um pessoa morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. E o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho com quase 4 mil mortes por ano. O Paraná fica em 3.º lugar no país. Por ano, são mais de 52 acidentes de trabalho no estado. Segundo Ildo Ioris, os números da construção civil aqui no estado vêm melhorando nos últimos anos.

Pesquisas feitas nos Estados Unidos revelam que para cada dólar investido em promoção da saúde nas empresas, os custos com assistência medica são reduzidos em mais de US$ 3. Esse mesmo dólar diminui ainda os custos com faltas ao trabalho também em quase US$ 3. O Superintendente do Serviço Social do Sinduscon ressalta que a prevenção aos acidentes e a promoção da qualidade de vida têm reflexos nos custos das empresas e na própria renda do trabalhador.

Quem também está com programação intensa nesse Abril Verde é o Sesi. Em parceria com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida, a entidade se engajou no Movimento e vai promover uma série de eventos esta semana. Na quarta-feira, 26, das 18h às 21h10, no Campus da Indústria, uma série de palestras com especialistas no tema. No dia 27, o evento ocorre durante todo o dia na PUC. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira no site: www.sesipr.org.br.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade