TERCA, 14/02/2017, 18:42

Estado apresenta retração no varejo superior a 3% em 2016

Em 2015 a queda nas vendas foi bem maior, de 8,5% a estimativa para 2017 é que o setor não sofra mais e comece a recuperar saldos positivos.

Uma pesquisa da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, apresentou dados de retração de vendas do varejo durante o ano passado. A retração foi de 3,08%. O ano de 2015 a queda nas venda foi bem maior de 8,5%.

Segundo o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalém, a redução maior foi no setor de bens duráveis.

O último trimestre do ano foi o que apresentou maior elevação das vendas como de costume, o que fez os números de vendas ficarem superiores ao de 2015 quando a recessão foi bem drástica para o setor.

Em Londrina a retração foi de 2,78%, não diferente da média geral do estado e da região norte do Paraná. Já a região que apresentou maior retração foi a do litoral com mais de 7% de retração.

Mas os resultados de certa forma anima o setor, mostra que depois de quase três anos de  recessão a estimativa para 2017 é de crescimento.

A perda de emprego também apresentou retração de 5% na média geral do estado para o setor do varejo.

Por Bruno Carraro

Comentários

Publicidade