SEGUNDA, 17/05/2021, 11:00

Estiagem reduz produção de leite no Paraná

O aumento nos custos com a atividade leiteira também tem impacto na diminuição da oferta do produto

A falta de chuva nos últimos meses já impactou diretamente a produção de leite e laticínios no Paraná. A seca prejudicou as pastagens já implantadas e o plantio de novas. Mas o aumento crescente nos custos da atividade leiteira também preocupa os produtores. De acordo com o Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Paraná vive uma situação de falta de chuvas generalizadas há quase 60 dias. Fábio Mezzadri, veterinário do Deral, explica que com menos oferta de alimento e de água para o gado, é natural que a produção se reduza. Algumas regiões já registram retração de 10%.

Mas as dificuldades do produtor não se restringem às pastagens e água. As lavouras de milho safrinha destinadas à produção de silagem foram igualmente prejudicadas pela estiagem e muitas não poderão ser usadas para alimentar o rebanho, relata Mezzadri. O preço da soja também está alto, gerando custos adicionais no preço das rações.

Assim como em outras atividades, o uso de tecnologias minimiza o impacto das intempéries climáticas na produção de leite. O exemplo vem da região centro-oriental do Estado.

A redução na oferta do leite deve impactar o preço final do produto e seus derivados para o consumidor.

Por Livia de Oliveira

Comentários