SEGUNDA, 06/03/2017, 19:07

Estudos preveem a padronização de velocidade em Avenidas de Londrina

A primeira que precisou ter velocidade máxima de 60 quilômetros por hora em toda a extensão foi a Avenida Dez de Dezembro. 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – Cmtu alterou a velocidade na extensão da Avenida Dez Dezembro, isso foi feito depois de um estudo e projeto aprovado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina – Ippul.

A via que antes em alguns pontos tinha velocidade máxima de 70 km/h e 60 km/h em outros agora está padronizada em toda extensão com a velocidade máxima permitida de 60 km/h.

De acordo com o gerente administrativo e de planejamento da diretoria de trânsito do órgão, Fábio Tomé, a mudança ocorreu simplesmente porque havia muita discussão de motoristas sobre a legitimidade da velocidade da pista, acreditando que a oscilação de velocidade seria para pegar os motoristas despercebidos e multar.

Mas na verdade o que se explica é que há trechos sem entroncamentos ou cruzamentos e ai poderia ter a velocidade um pouco superior ao estimado nos trechos mais perigosos. Como havia polêmica e não há como aumentar a velocidade em outros trechos de maior risco a decisão foi de padronizar com 60 km/h.

Há possibilidades de novas Avenidas com padronização da velocidade, mas isso ainda precisa passar por um projeto de estudo e viabilidade do próprio Ippul e aprovação da diretoria de trânsito da Cmtu.

Hoje as outras duas principais Avenidas de Londrina com velocidade máxima diferente no decorrer da pista são: a Leste Oeste e Winston Churchill.

Comentários