QUARTA, 06/06/2018, 19:32

Expo Japão começa nesta quinta-feira e celebra os 110 anos da imigração ao Brasil

Festa tem expectativa de um público de 30 mil pessoas e se consolida como uma das maiores manifestações da cultura japonesa do Paraná.

Preservar e divulgar a cultura japonesa, ajudando a manter os valores e tradições para os mais novos. É com esse espírito que começa nesta quinta-feira um dos mais tradicionais eventos do calendário da cidade, a Expo Japão 2018. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 30 mil pessoas e consolidar a festa como uma das maiores manifestações da cultura japonesa no Paraná.

A Expo Japão 2018 marca o início das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil. Nos quatro dias de festa, quem for à sede da Associação Cultural e Esportiva de Londrina, na Estrada do Limoeiro, vai poder vivenciar um pouco da arte, da cultura e da gastronomia oriental, entre muitas outras atrações.

Com uma área de mais de cinco mil metros quadrados, a Expo Japão tem atrações para todos os gostos. Da Cerimônia do Chá ao batuque dos tambores japoneses e os tradicionais Ikebanas, os famosos arranjos florais japoneses, além dos bonsais, é claro.

O coordenador da Expo Japão, Luciano Matsumoto, diz que a festa é o grande momento da comunidade nipo-brasileira de Londrina e uma grande oportunidade para divulgar e ajudar a preservar as tradições e valores da cultura japonesa.

Outro destaque da Exposição é a 57ª Edição da Exposição Agrícola da ACEL, uma mostra dos principais produtos cultivados pelos agricultores nipo-brasileiros aqui da região.

Segundo Luciano Matsumoto, quem for à festa no domingo vai poder comprar também hortaliças fresquinhas, tudo colhido na hora e a preço de custo. Um concurso vai escolher ainda os melhores produtos da Exposição Agrícola.

A Expo Japão 2018 também vai ter atividades voltadas para os idosos: o Encontro da Terceira Idade. Para os adolescentes, oficinas sobre esportes, cultura e valores da comunidade japonesa. Serão mais de 40 grupos artísticos.

Outro destaque é um espaço só para os adeptos do cosplay. O coordenador da Expo Japão destaca ainda o pavilhão Cultural, com a Exposição de Miniaturas de Castelos Japoneses e a Exposição e Degustação de Sakês de diversas partes do Japão. Além de uma Praça de Alimentação, com vários restaurantes, food trucks e muita comida japonesa.

O Brasil tem a maior comunidade nipônica fora do Japão. São mais de 1,6 milhão japoneses e descendentes e o Paraná é o segundo estado do Brasil com maior número de descendentes, atrás apenas de São Paulo. Só aqui na região de Londrina a comunidade tem mais de 40 mil pessoas.

A Expo Japão 2018 começa nesta quinta-feira na sede da Acel, na Estrada do Limoeiro, e vai até domingo. O ingresso custa R$ 9,00, a inteira, e R$ 4,50, a meia-entrada. Para crianças de até 4 anos e adultos acima de 65 anos, a entrada é grátis. Mais Informações no site www.expojapao.com.br.

Comentários