Exporta Day conecta negócios locais a importadores da América do Sul, em Londrina
Com palestras e rodada internacional de negócios, segunda edição do evento acontece nesta quarta-feira (26)
Nesta quarta-feira (26), Londrina sedia a segunda edição do Exporta Day, o maior evento de exportação do Paraná voltado para líderes, gestores e empresários de negócios que já exportam ou que estão prestes a iniciar o processo de exportação. A programação de palestras e rodadas de negócios acontecerá até as 18h, no Aurora Shopping.
O objetivo do encontro é fomentar a internacionalização de empresas paranaenses por meio da conexão de negócios locais a importadores, principalmente da América do Sul. São oito os setores estratégicos e com potencial de exportação que estarão representados: alimentos e bebidas, eletrometalmecânico, moveleiro, saúde, agronegócio, cosméticos, tecnologia da informação e moda. Em 2024, o evento reuniu 180 empresas, 13 importadores internacionais e movimentou US$ 2 milhões em negociações na rodada internacional de negócios.
O Exporta Day também traz um painel com histórias de empresários da região que tiveram sucesso em colocar seus produtos fora do país. Entre eles, o cofundador da Papel Para Mechas, Adailton Alves Maciel Júnior.
Fundada em Londrina, em 2020, a Papel Para Mechas criou um produto inovador e com tecnologia patenteada com o objetivo de eliminar o uso do alumínio em processos de descoloração capilar nos salões de beleza. O uso do metal combinado com os cosméticos para cabelos é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de danificar os fios, o produto não é reciclável e o seu descarte polui o meio ambiente. Já o papel desenvolvido pela indústria londrinense, que já está presente em todo o Brasil e em 20 países, além de ser compatível com os descolorantes, é reutilizável, reciclável e mais eficiente.
Neste ano, a rodada contempla a participação de compradores internacionais, instituições de crédito e fomento, empresas de intermediação das transações internacionais, indústrias e prestadores de serviços com interesse em internacionalizar seus produtos e agentes de carga internacional.