Falta de atualização no Cadastro Único preocupa e pode levar à perda de benefícios em Londrina
Cerca de 12% das famílias estão com dados desatualizados. R$ 17 milhões são disponibilizados todo mês para o município
Um levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) mostra um problema recorrente em Londrina: cerca de 25% das famílias que agendam atendimento para o Cadastro Único (CadÚnico) não aparecem. Só entre janeiro e fevereiro de 2026, 1.317 famílias faltaram.
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Claudio Melo, atualmente, o município possui cerca de 73 mil famílias cadastradas, mas aproximadamente 12% ainda não regularizaram suas informações, o que pode resultar na suspensão de benefícios sociais.
Muitas famílias agendam atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mas não comparecem nem avisam previamente, o que impede o atendimento de outras pessoas e gera desperdício de recursos públicos.
Segundo o secretário, equipes e horários ficam reservados, impossibilitando novos encaixes quando há ausência sem aviso.
Além do risco de perder benefícios como o Bolsa Família, que movimenta cerca de R$ 17 milhões mensais no município, a falta de atualização impacta diretamente o acesso a outros serviços públicos que utilizam o Cadastro Único como base.
Além do Bolsa Família, outros benefícios também exigem cadastro atualizado, como programas municipais de renda e auxílios emergenciais. O CadÚnico ainda é usado para acesso a iniciativas como habitação popular, tarifa social e isenção em concursos.
Os agendamentos podem ser feitos pelo site da Prefeitura ou diretamente no CRAS.
Para tentar reverter o cenário, a prefeitura tem adotado estratégias fora das unidades físicas, com atendimentos itinerantes e parcerias com entidades como o CEPAS, que auxiliam na busca ativa das famílias.
A orientação da Secretaria é que os beneficiários procurem o CRAS mais próximo o quanto antes para regularizar a situação e evitar prejuízos futuros.