SEGUNDA, 22/04/2019, 06:30

Faltando oito dias para fim do prazo de entrega do Imposto de Renda, o feriadão não teve descanso nos escritórios de contabilidade

A Páscoa foi de plantão e de muito trabalho, já que boa parte dos contribuintes ainda não entregou a declaração.

Faltando oito dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, os escritórios de contabilidade de Londrina estão com trabalho dobrado. O feriado prolongado de Páscoa para eles não teve folga, muito pelo contrário. Na Fortcon, Auditoria e Contabilidade, um dos maiores escritórios da cidade foi assim.

Silvio Teixeira, um dos sócios da empresa, diz que sete profissionais foram escalados para trabalhar nos três dias do feriadão. A escala de plantão do Imposto de Renda teve expediente na sexta-feira, no sábado e também no domingo.

Teixeira explica que o número de declarações feitas pelo escritório não varia muito de um ano para outro. Em 2019 são pouco mais de 200. O balanço do fim de semana ainda não está fechado, mas até a sexta-feira de manhã, segundo ele, pouco mais da metade das declarações foram entregues. Número próximo do registrado no resto do país. O que mais preocupa é aquele pequeno grupo que ainda não entregou nada.

Silvio Teixeira diz que muitos contribuintes passaram a investir na Bolsa de Valores e que é preciso declarar os ganhos de capital ao Leão. Outra questão é que esse ano o CPF de todos os dependentes, de qualquer idade, passou a ser obrigatório e alguns estão se esquecendo desse detalhe.

De acordo com o sócio do escritório, a expectativa para essa última semana é fechar todas as declarações que ainda faltam e revisar as que já estão finalizadas. Teixeira lembra que, além da entrega da declaração, o dia 30 também é o último prazo para pagamento da primeira parcela ou do imposto total devido.

Comentários