TERCA, 16/05/2017, 19:00

Feirão do Imposto chega ao 15º ano com participação recorde de cidades

Movimento nacional busca mobilizar a sociedade contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos para o cidadão. 

O tema desse ano é “Chega de Mão Grande” e tem como objetivo levar a população a refletir sobre a relação entre a corrupção e os impostos que pagamos. A campanha começa no próximo dia 27. E esse ano, a participação das cidades paranaenses vai ser recorde. O coordenador do Feirão do Imposto aqui no estado, Rafael Marutaka, diz que em 2016, foram apenas 13 e agora em 2017, o número saltou para mais de 100 municípios.

Rafael Marutaka, conta que durante duas semanas serão realizadas mais de 400 ações por todo o estado. São atividades de alerta para a pesada carga tributária brasileira, como a venda de combustíveis e alimentos com impostos subsidiados, além da exposição de produtos com e sem o valor dos tributos, entre outras ações.

Segundo o coordenador do Feirão do Imposto, o Movimento, criado em Joinville em 2003, conseguiu resultados importantes nesses 15 anos. Um deles foi a lei que estabeleceu o fim da cobrança de tributos federais nos itens da cesta básica. Além da lei que instituiu a necessidade de discriminação do imposto pago por cada produto nas notas e cupons fiscais.  

Pesquisas revelam que do início do ano até o dia 1º de junho, tudo que o brasileiro produz é só para pagar impostos, taxas e contribuições. O dado foi apontado por um estudo feito no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. O Brasil também é o país com a maior carga tributária de toda América Latina e Caribe. Os brasileiros pagam o equivalente a 33% do PIB em taxas e impostos.

Comentários