QUARTA, 11/07/2018, 18:11

Festival Internacional de Música de Londrina começa na segunda-feira com programação que vai do clássico ao popular

Na programação artística dessa edição do festival cerca de 60 concertos e muitos cursos para todas as idades.

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina começa nesta segunda-feira e vai até o dia 28 de julho. Nessa edição, o QG do festival será no Colégio Hugo Simas, no centro da cidade. A programação e os detalhes do evento foram apresentados em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira no teatro Ouro Verde.

No total, serão cerca de 60 concertos por toda a cidade. Entre os espaços que vão receber as apresentações, o Teatro Ouro Verde, o auditório do Sesi e o Calçadão. Mas o Festival de Música também vai estar nos ônibus, hospitais e outros locais públicos. O diretor artístico, Marco Antônio de Almeida, explica que o festival é democrático por natureza. Um evento para todas as idades e todas as músicas.

A abertura do festival, no teatro Ouro Verde, vai ficar a cargo da Orquestra Sinfônica da UEL, sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi. O premiado maestro japonês, Daisuke Soga, volta a Londrina como professor do festival e vai reger a Camerata Jovem, formada por convidados e estudantes bolsistas, no dia 21, também no Ouro Verde.

Mas, o festival é também da Música Popular e vai receber a londrinense Simone Mazzer, que se apresenta com um dos maiores nomes da música brasileira, a cantora Ângela Maria. O show “Encontro de Divas” será no dia 17 de julho.

Outro destaque é o Kids Festival, voltado para o público infantil e que será aberto pela Orquestra de Câmara da Rocinha, do Rio de Janeiro e a Orquestra Arte e Vida, de Arapongas. O Kids Festival vai ter ainda o musical “Os Saltimbancos” com apresentação no dia 17, no Teatro Ouro Verde e pré-estreia no próximo domingo, dia 15, no Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã.

Marco Antônio de Almeida diz que a programação infantil vai dedicar espaço também para quem nunca teve oportunidade de ir ao teatro.

Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira, dia 12, mas o festival vai ter uma série de apresentações grátis. Em relação à parte pedagógica, o festival de Música traz esse ano dezenas de cursos nas mais diversas áreas, ministrados por quase 50 professores, além de palestras e máster classes.

A diretora pedagógica do Festival, Magali Kleber, diz que quase 800 alunos já se matricularam para os diversos cursos e a expectativa é de cerca de 900 inscrições.

A programação completa do evento, com horários e valores de ingressos, está no site www.fml.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br ou nas lojas das Óticas Diniz e no Pátio São Miguel (Avenida Higienópolis, 762).

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade