SáBADO, 17/01/2026, 10:32

Força-tarefa resgata dois cães presos em tubulação de águas pluviais em Rolândia

Animais estavam debilitados e assustados; resgate emocionante envolveu técnica de desobstrução e mobilizou a comunidade local em prol do salvamento

Dois cachorros foram resgatados no fim da tarde dessa sexta-feira, dia 16, de dentro da tubulação das galerias de águas pluviais, na Estrada Rolândia–Pitangueiras.

O caso mobilizou servidores municipais com o apoio de um sargento do Corpo de Bombeiros, após moradores e pessoas que passavam pelo local relatarem latidos vindos do interior da tubulação. O primeiro registro desse tipo de reclamação aconteceu ainda no dia 3 de janeiro, quando os bombeiros chegaram a fazer buscas, mas sem sucesso.

Nessa sexta-feira (16), os latidos mais intensos, vindos de uma boca de lobo específica, levaram a população a acionar novamente o socorro e também solicitar apoio da secretaria de serviços públicos e de infraestrutura.

Como a pasta é responsável pela manutenção das galerias, foi montada uma força-tarefa coordenada pela secretaria com a participação do Corpo de Bombeiros.

Utilizando uma técnica comum de desobstrução de bueiros, os trabalhadores conseguiram retirar os animais com cuidado, usando um balde. Os dois cães estavam debilitados e assustados, mas foram amparados e receberam os primeiros cuidados logo após o resgate.

O desfecho emocionou quem acompanhava a operação, marcada por um trabalho longo e delicado. A cadela caramelo ficou sob tutela provisória de populares, que acompanharam toda a ação. Já o cachorro macho está, temporariamente, sob os cuidados da secretaria de serviços públicos e de infraestrutura.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários