TERCA, 02/09/2025, 13:44

Frigorífico de Jaguapitã é alvo de operação que apura acidentes de trabalho

Desde 2021 até agora, já foram identificados quase 3 mil processos judiciais e afastamentos por doenças ocupacionais 

Um frigorífico localizado em Jaguapitã foi alvo de uma operação envolvendo membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), Receita Federal (RFB), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Advocacia Geral da União (AGU). De acordo com procurador do trabalho e gerente nacional do projeto de frigoríficos do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dr. Lincoln Cordeiro, desde 2021 até agora, já foram identificados quase 3.000 processos judiciais e afastamentos por doenças ocupacionais. Somente do começo do ano até agosto, já são 430 processos.

A ação foi batizada de Operação Risco Oculto e outros frigoríficos do Paraná também serão alvos de fiscalização. O ruído no ambiente de trabalho está na mira do Ministério Público, que ainda apura duas mortes de trabalhadores que ocorreram na empresa em 2024. Ainda de acordo com o procurador, o Ministério Público do Trabalho pode ingressar com uma ação civil pública contra a empresa, além de uma ação de dano moral coletivo.

O delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso, informou que a empresa estaria realizando a subnotificação incorreta sobre a situação de risco dos trabalhadores.

Caso sejam confirmadas infrações, a empresa poderá ser penalizada com multas tributárias, administrativas e trabalhistas, além de responder judicialmente, por eventuais irregularidades.

Por Silvia Vilarinho

Comentários