SEGUNDA, 01/09/2025, 17:51

Londrina inicia campanha de intensificação da vacina contra o sarampo

Etapa é voltada para pessoas de 20 a 29 anos; além disso, será intensificada a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose da tríplice viral

A Secretaria de Saúde de Londrina lançou, nesta segunda-feira (01), a campanha de intensificação da vacina contra o sarampo.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, o último caso registrado em Londrina foi em 2020. Neste ano (2025), foram contabilizadas três notificações e todos os casos foram descartados.

Na última semana, a Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) ampliou a vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 29 anos; além disso, intensificou a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose da tríplice viral. Atendendo as devidas recomendações, Londrina também fará parte da campanha.

A medida é preventiva diante do aumento de casos na América do Sul e do risco de reintrodução da doença pelas fronteiras com Argentina e Paraguai, além da proximidade com a Bolívia, que enfrenta surto de sarampo.

O Paraná não registra casos de sarampo desde 2020 e é o estado com a maior cobertura vacinal de tríplice viral em segunda dose do Brasil, com 79,80%.

Em novembro de 2024, o Brasil recebeu novamente a certificação de país livre de sarampo, após enfrentar a reintrodução da doença em 2018. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, há 24 casos registrados no país, todos importados.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários