Operação Risco Oculto: fiscalização trabalhista e previdenciária é realizada em frigorífico no norte do Paraná
Se confirmado as irregularidades, a empresa poderá ser penalizada com multas tributárias, administrativas e trabalhistas
Uma força-tarefa foi montada para a realização da Operação Risco Oculto em um frigorífico localizado em um município no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira (1/9).
A ação, que envolveu membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), Receita Federal (RFB), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Advocacia Geral da União (AGU), tem como objetivo fiscalizar o meio ambiente de trabalho da empresa, focando na saúde e segurança dos trabalhadores e no cumprimento das obrigações previdenciárias.
O frigorífico foi escolhido devido a um histórico alarmante de acidentes graves, incluindo casos fatais, além de um alto número de processos judiciais e afastamentos por doenças ocupacionais. Há também denúncias de que os trabalhadores estão expostos a riscos significativos, como frio e ruído excessivos.
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, a operação evidencia a importância da atuação coordenada entre os órgãos de controle e fiscalização. A integração permite maior eficiência na identificação de irregularidades, no cruzamento de dados e na aplicação de medidas corretivas, fortalecendo a proteção dos direitos trabalhistas e o financiamento da seguridade social.
Ainda de acordo com o MP, caso sejam confirmadas infrações, a empresa poderá ser penalizada com multas tributárias, administrativas e trabalhistas, além de responder judicialmente, por eventuais irregularidades. Outros detalhes da operação serão divulgados nesta terça-feira às 10h na Delegacia da Receita Federal.