SEGUNDA, 17/06/2024, 12:00

Gaeco e Corregedoria cumprem mandado busca e apreensão em investigação que apura a prática de peculato por policial civil em Cambé

De acordo com as investigações, o agente público teria se apropriado de um veículo apreendido em 2009

A Corregedoria da Polícia Civil e o Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpriram, na manhã desta segunda-feira (17), um mandado de busca e apreensão contra um policial civil que atua na delegacia de Cambé. A investigação apura a prática do crime de peculato e aponta que há indícios de que o agente público e seus familiares teriam se apropriado de um veículo que deveria estar apreendido na unidade policial. De acordo com o delegado do Gaeco, Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho, nunca houve autorização judicial ou administrativa para o uso do veículo por parte do servidor e a localização do carro atualmente é desconhecida.

Segundo as investigações, o carro que foi apreendido em 2009 durante um roubo, passou a ser utilizado indevidamente pelo policial investigado e pelos familiares dele. A Delegacia de Polícia de Cambé confirmou que o carro, que deveria estar apreendido, não está sob custódia. De acordo com o delegado, uma pesquisa realizada entre 2017 e 2023 indica que esse veículo estava em circulação esse período todo.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Criminal de Cambé, a pedido do Gaeco. A busca teve como objetivo apreender os aparelhos celulares dos investigados, documentos e outras evidências que possam comprovar o crime.

O peculato é caracterizado pela subtração ou desvio em benefício próprio ou de outros de recursos e/ou bens por parte de servidor público.

Comentários