QUINTA, 22/04/2021, 18:54

Governador visita projeto de beneficiamento de tilápia na região e destaca liderança do Paraná no setor

Unidade, que deve começar a operar no início de 2022 e gerar 400 empregos diretos, vai ter capacidade de processar 18 toneladas de peixe por dia.

A visita do governador Ratinho Júnior e comitiva à unidade de beneficiamento de pescados de Alvorada do Sul começou com atraso. O projeto, que consiste na engorda, abate e comercialização de filés de tilápia, é uma parceria entre a Cooperativa Cocari e a indústria de alimentos Aurora. A planta deve começar a funcionar em dezembro desse ano e a expectativa é de que em janeiro de 2022 os peixes filetados pelo frigorífico já possam estar no mercado.

Nesta primeira etapa, a indústria vai operar com uma capacidade diária de processamento de 18 milhões de toneladas de tilápia. Serão 400 empregos diretos e a possibilidade de integrar dezenas de produtores rurais da região ao projeto.

Ratinho Júnior, que veio acompanhando de alguns secretários, destacou o crescimento da indústria de pescados no Paraná, os investimentos feitos nos últimos anos, que deram ao Estado a liderança nacional no setor, e a geração de empregos em diversos municípios da região com a instalação da nova unidade.

Na parceria com os produtores, a Cocari vai fornecer os peixes, a ração produzida em sua fábrica e a assistência técnica, e também fica responsável pela despesca, que é a retirada dos peixes dos viveiros.

Na primeira etapa do projeto, as propriedades parceiras ficam num raio de 100 km a partir da fábrica de rações da cooperativa, que fica em Mandaguari. Para participar do programa, o produtor precisa ter uma área para a construção dos tanques escavados e vazão de água na propriedade de, no mínimo, 15 m³ por hora.

O projeto, segundo o prefeito Marcos Pinduca, recebeu mais de R$ 8 milhões em investimentos, com recursos da União, do Governo do Estado e uma contrapartida do Município. O prefeito diz ainda que a unidade vai ser importante não apenas para a geração de empregos em Alvorada, mas para dezenas de municípios da região.

Segundo o prefeito, a produção de peixes é atualmente o terceiro setor que mais gera renda para o município.

Comentários