QUARTA, 28/06/2017, 19:00

Governo do estado alega que não há contratação de novos delegados em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal

A reposta foi dada por meio de nota a nossa reportagem depois de questionarmos a falta de delegados em mais de 250 cidades do estado.

Na semana passada a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná – Adepol recorreu à justiça com pedido de tutela antecipada, para obrigar o Estado a nomear ao menos 49 aprovados no último concurso de Delegado de Polícia Civil. Em entrevista a nossa reportagem o presidente da Adepol, José Noronha, disse ainda que a ação ainda pede a abertura de processo seletivo para contratação de Escrivães de Polícia e Investigadores de Polícia Civil e que hoje 256 cidades do estado estão sem delegados.

O governo por vez, respondeu por meio de nota que não há contratação de novos delegados em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. A nota diz o seguinte:

“Em todo o Paraná, o efetivo policial civil cresceu 18%, entre 2011 e 2017, de acordo com informações oficiais do Departamento de Polícia Civil. Em relação especificamente a delegados de polícia, após a realização de novo concurso público para a categoria, já foram convocados mais de 130 profissionais, que foram distribuídos para todas as regiões do Estado e já estão trabalhando.

A distribuição de delegados é feita com base nas sedes de comarcas, e não em todas as cidades, da mesma forma que o faz o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Cabe ressaltar, ainda, que de todo o efetivo atual da Polícia Civil, mais de 40% dos servidores foram contratados pelo atual governo – ao todo, desde 2011 já foram incorporados às forças policiais do Paraná cerca de 11 mil profissionais (entre civis e militares).

Outros avanços foram registrados, como a construção de novas delegacias, a compra de novas viaturas, que já está em processo de recebimento, além da compra de armamento como a pistola Glock para as unidades de elite da Polícia Civil do Paraná, entre outras melhorias.

Já a contratação de novos profissionais para as polícias do Paraná é debatida permanentemente pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em conjunto com outras secretarias de governo, levando em consideração o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.”

A justiça ainda não se manifestou sobre o pedido da Adepol de determinar a contratação de delegados.

Ainda de acordo com informações da Adepol no total são 780 delegados atuando no Paraná, faltando ocupar no total 376 vagas. Já para escrivães faltam 693 vagas, sendo que hoje atuam no estado 1,4 mil. O número de investigadores atuando no Paraná chega a 4.395, faltando para completar o quadro de vagas mais de 1,5 mil.

Comentários