Governo do Estado destinará R$ 50 milhões para projetos esportivos em 2026 e 2027
Os editais do programa Proesporte já contemplam diversos atletas e projetos esportivos na região de Londrina
O governo do Estado vai destinar para o biênio 2026 a 2027 um total de R$ 50 milhões para incentivo a projetos esportivos de diversas modalidades por meio do programa Proesporte, da Secretaria de Estado do Esporte.
Em Londrina, já são vários projetos contemplados pelo programa, em esportes como o futebol americano, vôlei, rugby e o projeto Rema Londrina, que também compete em categorias paradesportivas.
Podem receber recursos do Proesporte pessoas físicas ou jurídicas que cumpram os requisitos dos editais. O coordenador do programa Proesporte, Otavio Taguchi, explicou que a Secretaria de Esporte está atuando na capacitação e orientação dos atletas e projetos londrinenses para a próxima abertura de edital.
O objetivo é de que os proponentes cumpram todos os requisitos, já que a seleção é semelhante a um processo de licitação para destinação de recursos.
No último edital, aberto neste ano, mais de 1.800 projetos foram analisados pela Secretaria de Esportes, um recorde na procura pelo incentivo do Proesporte.
O programa é financiado com recursos oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), permitindo que contribuintes destinem parte do imposto devido para fomentar o esporte no Paraná.
Cerca de 20% dos recursos do Proesporte são destinados para as práticas paradesportivas. Entre os projetos habilitados em Londrina está o Rema Londrina, que tem nomes de destaque nacional no paracanoagem, como o medalhista paralímpico Igor Tofalini.
A Secretaria de Esportes promove formações periódicas para aqueles que desejam concorrer a recursos do programa Proesporte. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proesporte@esporte.pr.gov.br.