QUARTA, 08/09/2021, 10:50

Governo do Estado divulga balanço sobre atuação dos Hospitais Universitários durante a pandemia

HUs foram referência no enfrentamento à Covid e as Universidades Estaduais tiveram atuação decisiva, desde a pesquisa até a produção de álcool em gel

Desde o início da pandemia os Hospitais Universitários Estaduais do Paraná passaram a oferecer centenas de leitos exclusivos para pacientes da Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram repassados mais de um bilhão e 200 milhões de reais nos HUs. Desse valor, 152 milhões foram aplicados, exclusivamente, em medidas relacionadas à pandemia. A oferta de leitos, nos quatro hospitais universitários da rede estadual, passou de 834 para 1.127, entre março do ano passado e agosto de 2021. Um aumento de 35%. Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, os hospitais atuaram de forma exemplar em várias frentes, entre elas, tratamento, prevenção e formação de profissionais. 

O levantamento feito pelo Governo do Estado também destaca o papel das Universidades Estaduais do Paraná. Elas foram responsáveis pela produção de pelo menos 60 mil litros de álcool em gel e líquido; 113 mil máscaras de proteção facial; 13 mil escudos faciais, além da realização de 42 mil testes para o novo coronavírus. A UEM, por exemplo, criou dois protótipos de respiradores, desenvolvidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Medicina e de Física. O primeiro projeto é um capacete oxigenador, que funciona como módulo de ventilação não invasiva. O outro é um ventilador mecânico para pacientes com insuficiência respiratória em terapia intensiva. Ambos os equipamentos foram fabricados com custo inferior ao praticado no mercado. O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais é o único do Paraná com profissionais da Educação Física atuando na recuperação de pessoas com Covid-19. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná, os recuperados podem fazer exames de espirometria, que é um teste da função pulmonar, útil para diagnosticar e tratar sequelas respiratórias.

Com levantamentos da Agência Estadual de Notícias
 

Por Livia de Oliveira

Comentários