SEXTA, 11/07/2025, 11:05

Londrina Atletismo chega aos 25 anos como referência nacional e visando o ciclo olímpico de Los Angeles

Projeto desenvolvido em parceria com a prefeitura e governo do Estado já revelou atletas para diversas categorias e seleções brasileiras

O projeto Londrina Atletismo, que já formou milhares de jovens atletas na cidade, está comemorando seus 25 anos de atividades e de olho no ciclo de preparação para as Olímpiadas de Los Angeles, em 2028.

Da pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde são desenvolvidas as atividades do projeto, já saíram nomes que conquistaram dezenas de títulos nacionais e participaram de competições em todo o mundo, convocados para seleções brasileiras de base em diversas categorias.

Os atletas formados pelo projeto são destaque representando Londrina em competições como os Jogos Abertos, Jogos da Juventude do Paraná, campeonatos nacionais e Sul Americanos. Neste ano, serão ao menos 25 competições.

Coordenador da equipe, Gilberto Miranda destacou o caráter social do projeto, que além de formar campeões, tem como objetivo a formação cidadã dos atletas por meio do esporte.

Um dos maiores desafios do Londrina Atletismo é captar recursos para patrocinar os atletas. O projeto conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) e da UEL, entre outras parcerias.

Mas segundo o Gilberto, o desafio da gestão é conseguir mais parcerias para que o projeto não perca atletas para outros centros de treinamento que possuem mais recursos.

Um dos destaques do Londrina Atletismo, a atleta de arremesso de peso Livia Avancini chegou aos 12 anos de idade ao projeto, e hoje, mais de 20 anos depois, é um dos maiores nomes da modalidade no Brasil.

 

Por Fernando Bianchi

Comentários