Paraná registra queda de 45,6% no número de roubos e furtos de celulares
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública também houve a redução de homicídios
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) revelam que a polícia conseguiu reduzir em 45,6% a quantidade de roubos e furtos de celulares no Paraná entre janeiro e maio de 2025, comparado ao mesmo período de 2018. O número de ocorrências caiu de 23.608 para 12.826 no período dos cinco primeiros meses deste ano.
Os aparelhos de telefone celular são muito visados pelos criminosos por conta do valor e também pela possibilidade de acesso a contas bancárias das vítimas. O Governador do Paraná, Ratinho Junior, afirma que a redução desse tipo de crime é resultado direto das ações coordenadas pelas forças policiais.
Ainda de acordo com dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), em 2025, também houve queda de homicídios dolosos. Nos cinco primeiros meses do ano, o Estado registrou redução de 30,6%. Foram 540 crimes desse tipo entre janeiro e maio, contra 778 no mesmo período do ano passado. O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou o compromisso da polícia no combate à criminalidade.
O Governo do Estado, através da secretaria de Segurança, informou que vai continuar apostando em ações coordenadas entre as forças policiais, além de investir no setor.
Repórter Sílvia Vilarinho