SEXTA, 22/05/2020, 11:02

Governo do estado libera atividades em igrejas e templos religioso

Mas, para abrir, as instituições precisam seguir uma série de exigências sanitárias para evitar aglomerações

O secretário de estado da saúde do Paraná Beto Preto emitiu uma resolução que autoriza a reabertura das atividades em igrejas e templos religiosos, que estão há mais de dois meses sem a presença dos fiéis. O documento da Sesa “define atividades religiosas de qualquer natureza como atividades essenciais, desde que obedecidas as determinações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde”.

A nova resolução muda algumas regras para a realização de missas e cultos, como a ocupação máxima de 30%, o afastamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, a proibição da circulação de materiais para arrecadação de doações, o empréstimo de Bíblias ou outros objetos durante as celebrações. A resolução também prevê que sejam evitadas aglomerações nas entradas e saídas das igrejas.

A distribuição de comunhão está mantida. Mas, para isso os líderes e os fiéis precisam higienizar as mãos antes. Segundo o documento, é necessário que frascos com álcool 70% sejam distribuídos pelo ambiente. O uso de máscaras é obrigatório, assim como em qualquer lugar do Estado.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que pessoas acima de 60 anos e do grupo de risco permanecem em casa e acompanhem as celebrações pela internet.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Londrina, o arcebispo Dom Geremias Steinmetz ainda não tomou nenhuma decisão quanto a liberação das paróquias da região. Ele aguarda orientação por parte do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), que não fez nenhuma deliberação nova a respeito do assunto em âmbito municipal.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com o Conselho de Pastores de Londrina.

Por Claudia Lima

Comentários