QUINTA, 07/05/2020, 15:36

Governo lança pacote de ajuda ao setor cultural

Entre as medidas anunciadas para artistas, gestores e produtores culturais, novos editais, cursos e uma plataforma digital para divulgação de trabalhos inéditos de paranaenses.

O pacote de apoio ao setor cultural do estado traz uma série de medidas para ajudar a classe artística a enfrentar o momento de crise em função da Covid-19. Uma delas é o edital “Cultura feita em casa”, que vai selecionar mais de 500 projetos de paranaenses nas artes cênicas; música; literatura, audiovisual e artes visuais, entre outras. Os selecionados devem produzir material inédito em vídeo ou áudio para podcast, de 20 a 30 minutos, para ser exibido, via streaming, em uma plataforma digital que já está sendo desenvolvida e que terá ainda uma seção com curtas e longas-metragens paranaenses.

O Governo anunciou também um programa de capacitação de profissionais da área cultural, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, e que oferece 4 mil vagas na modalidade ensino a distância. As inscrições vão até 11 de maio no endereço eletrônico www.sic.cultura.pr.gov.br/cadastro/ead.php.

Entre as medidas anunciadas, a superintendente Estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a plataforma digital, os editais e a capacitação dos mais diversos profissionais da área cultural.

Entre os projetos que já existiam e estão garantidos, mesmo com a pandemia, a 2ª edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural, que destina recursos via incentivo fiscal de empresas públicas ou de economia mista estaduais para projetos aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para este edital serão selecionados projetos em diversas áreas.

O secretário Municipal de Cultura, Caio Cesaro, elogiou o pacote para o setor em um momento de grande dificuldade como o de agora.

Além dos editais e cursos, o Governo anunciou também o concurso literário Prêmio Biblioteca Digital, para a produção e divulgação de livros inéditos no formato e-book. O prêmio tem ainda uma categoria separada para os artistas gráficos responsáveis pelas capas e ilustrações das obras vencedoras.

Em março, o Governo anunciou a suspensão dos prazos de encerramento das atividades dos programas estaduais da área da cultura enquanto durar a pandemia de Covid-19.

Comentários