QUINTA, 10/09/2020, 17:59

Grande desafio dessa eleição é garantir a saúde de todos, diz presidente do TRE paranaense

Mais de 115 mil pessoas, entre servidores do Tribunal, voluntários e eleitores convocados, vão trabalhar no pleito desse ano, que promete ser bem diferente em vários aspectos.

Um exército de mais de 115 mil pessoas trabalhando nos 399 municípios do estado e com todos os cuidados que o momento exige. A previsão já existia e o anúncio do Plano de Segurança Sanitária contra a Covid-19 pelo Tribunal Superior Eleitoral, no início da semana, só fez confirmar a necessidade de aumentar a quantidade de colaboradores nos locais de votação.

De forma geral, o número caiu em relação às últimas eleições municipais, por conta da redução significativa na quantidade de seções eleitorais, de 27 mil para 22 mil. Em 2016, foram 130 mil colaboradores, sendo 50 mil voluntários, para 27 mil seções.Agora em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral definiu que serão necessárias 115 mil pessoas e estabeleceu a meta de 85 mil voluntários nas 22 mil seções.

Os outros 30 mil colaboradores vão ajudar em tarefas como a higienização dos locais de votação, auxiliar a manter o distanciamento nas filas e orientar os eleitores.

Em uma eleição diferenciada como esta, o grande desafio, avalia o presidente do TRE paranaense, desembargador Tito Campos de Paula, é garantir a saúde de todos os envolvidos no processo, sejam eleitores, mesários ou colaboradores.

E o Tribunal montou uma série de estratégias e parcerias para conseguir alcançar o recorde histórico de mais de 85 mil mesários voluntários. O médico Drauzio Varela, por exemplo, foi um dos que participou de uma grande campanha nacional para arregimentar colaboradores para as eleições.

O Universidade Amiga foi outra estratégia lançada pela Justiça Eleitoral. O projeto oferece de 30 a 60 horas extracurriculares aos estudantes das instituições conveniadas que se inscreverem para trabalhar nas eleições. Até esta quinta-feira, o TRE conseguiu reunir mais de 72 mil voluntários.

E a expectativa é chegar aos 85 mil com a ajuda dos universitários, que ganham uma série de benefícios com a participação no processo, explica o presidente do Tribunal.

Para ser voluntário nas eleições, basta se cadastrar no endereço eletrônico tre-pr.jus.br. Todo o treinamento dos mesários está sendo feito de forma remota por vídeos produzidos pelo próprio Tribunal.

Por Marcos Garrido

Comentários