QUARTA, 29/03/2017, 19:03

Grupo de trabalho levanta informações para iniciar projeto de restauração da manobreira

Locomotiva ficou exposta no Pronto Atendimento Infantil por quase 17 anos e sofreu com a ação do tempo.

O encontro vai servir para a elaboração de um levantamento detalhado das necessidades para a restauração da manobreira. A reunião no Museu Histórico vai ser coordenada pelos professores Marcos de Lima, do SENAI, e Edison Vieira da UNOPAR. A locomotiva ficou exposta durante quase 17 anos no Pronto Atendimento Infantil - PAI e atualmente ocupa um espaço na Plataforma do Museu. Segundo o professor Marcos de Lima, um dos coordenadores do grupo, a ação do tempo foi implacável com a manobreira.

O professor explica que o grupo vai fazer levantamentos fotográficos e das dimensões da locomotiva de fabricação belga para documentar todos os detalhes. Lima explica que a partir dessas informações serão projetadas as peças que faltam e serão realizados os estudos de computação gráfica para documentação técnica e ilustração das características da locomotiva.

De acordo com o professor Marcos, o projeto tem a participação de alunos voluntários dos cursos de Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial da Faculdade Senai e do curso de Desenho industrial da UNOPAR. O trabalho faz parte de projetos de extensão das duas instituições. Eles serão orientados por docentes das duas instituições. O professor destaca que assim que o projeto ficar pronto será encaminhado à direção do Museu Histórico. Nessa segunda etapa será definida a viabilidade financeira da restauração. O professor diz que após a reforma, o ideal é que a locomotiva fique em um espaço coberto, para tentar minimizar a ação do tempo.

A manobreira chegou a Londrina em 1999 e foi transferida em novembro do ano passado para o Museu Histórico. A locomotiva belga tem mais de 100 anos de fabricação.

Comentários