Guarda Municipal deverá ficar à frente de sistema emergencial para localização de crianças desaparecidas em Londrina
Projeto aprovado na Câmara prevê o envio de alerta a celulares e nas redes sociais assim que desaparecimento for informado aos órgãos de segurança. Proposta ainda precisa ser regulamentada.
Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Londrina após dois anos de tramitação pretende criar na cidade um sistema que se destacou fora do país por reforçar o alerta junto à população sempre quando há o desaparecimento de crianças. O Alerta Amber, ou ARP (Alerta para Resgate de Pessoas), gira em torno do envio de SMS para celulares e a publicação de informações nas redes sociais com características do desaparecido e dados do caso. A ideia é criar uma mobilização em massa num raio de 160 quilômetros do local do desaparecimento. O envio de informações aconteceria logo nas primeiras horas após o sumiço ser informado aos órgãos de segurança.
A vereadora Jessicão, autora do projeto, disse que Londrina deve seguir o exemplo de Curitiba para a implantação do sistema. Na capital, há uma parceria entre o Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, da Polícia Civil, e a prefeitura para o envio das mensagens via SMS e a publicação das informações nas plataformas da Meta, responsável pelo Facebook e o Instagram. A ferramenta está em vigor desde novembro do ano passado.
Em Londrina, segundo a vereadora, o sistema deverá ter a Guarda Municipal como responsável. Ela espera que a proposta seja sancionada e regulamentada pela prefeitura o quanto antes.
O alerta terá duração de 72 horas ou até que a criança seja localizada. Segundo a vereadora, a mobilização em massa também contaria com a participação dos órgãos de imprensa, que ficariam responsáveis por intensificar o apelo junto à população.