SEGUNDA, 29/06/2020, 06:35

Guarda Municipal e Polícia Militar vão acionar o Ministério Público caso encontrem pessoas com Coronavírus nas ruas

Quem não cumprir o isolamento domiciliar responderá criminalmente e pode ser preso. 

Em todo o País há relatos de pessoas infectadas com Coronavírus e que devem cumprir o isolamento domiciliar, mas são encontradas nas ruas.

Em Londrina não é diferente, um monitoramento é feito constantemente pela Secretaria Municipal de Saúde para saber se os pacientes que foram colocados em isolamento domiciliar pelo médico estão cumprindo as determinações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Em muitos casos há pacientes que não estão cumprindo e saem às ruas, segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, há denuncias constantes.

Para fazer com que essas pessoas cumpram as medidas necessárias para a contenção da transmissão da doença, o Ministério Público, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde se uniram e disponibilizaram uma lista com os nomes das pessoas infectadas com a doença e que precisam cumprir o isolamento para as autoridades de segurança pública.

Quem for pego sem cumprir as medidas pode ser preso.

Segundo a promotora Suzana de Lacerda, as pessoas que estiverem sem máscara nas ruas não vão responder criminalmente, essas serão multadas caso não aceitem colocar a máscara durante a abordagem da Polícia Militar ou da Guarda Municipal. 

Já no caso de uma pessoa com suspeita ou confirmada com Covid-19 e com determinação pela Secretaria Municipal de Saúde para cumprir o isolamento domiciliar, essa se for pega na rua vai responder criminalmente e pode ser presa. Mesmo se estiver com máscara, o risco dela contaminar outras pessoas é muito alto.

De acordo com o Secretário de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, os agentes da Guarda Municipal vão encaminhar a pessoa, se flagrada nas ruas, até a casa dela. Um documento será encaminhado para o Ministério Público sobre o descumprimento do isolamento domiciliar que o paciente deveria cumprir. O paciente pode responder criminalmente pelo ato.

Até a última sexta-feira os pacientes que deveriam cumprir o isolamento domiciliar somavam mais de 140.

A população pode denunciar para a Guarda Municipal ou para a Polícia Militar caso saibam de algum paciente que é positivado Covid-19, que não recebeu alta médica e está circulando nas ruas.

O telefone da GM é o 153 e da PM é 190.

Comentários