SEGUNDA, 26/04/2021, 07:11

Hospitais da região recebem medicamentos para intubação de pacientes com Covid

Mais de 30 mil anestésicos e relaxantes musculares foram encaminhados pela Sesa às principais unidades de saúde que atendem quadros graves da doença.

Os remédios são destinados ao Hospital do Coração, Santa Casa de Cambé, HU e Hospitais da Zona Norte e Sul, que integram a Rede Covid, da qual fazem parte as unidades com maior volume de atendimentos relacionados a doença.

São 33 mil ampolas de relaxantes musculares e anestésicos utilizados no procedimento de intubação dos pacientes com Covid. O Hospital Universitário fica com a maior fatia do quantitativo, com aproximadamente 28 mil unidades do medicamento.

Na semana passada, um outro lote de insumos foi enviado aos hospitais parceiros, que são os que tem menor demanda de atendimento e recebem o quantitativo de maneira complementar. Segundo Lucia Lopes, chefe da 17ª Regional de Saúde, a entrega dos kits intubação são realizados praticamente toda semana e distribuídos a partir da demanda de utilização de cada hospital.

Ela afirma que até o momento, a rede hospitalar da região não registrou desabastecimento dos medicamentos por conta de uma rede de apoio entre as unidades de saúde que se mantém em comunicação par avaliar o volume disponível dos insumos em cada local.

A medida em que determinado hospital apresenta maior demanda dos produtos, é possível que os medicamentos de outra unidade sejam transferidos para socorrer o atendimento do centro de saúde necessitado.

De acordo com Lucia Lopes, a quantidade de medicamentos disponível deve ser suficiente para atender aos pacientes pelos próximos sete dias, quando um novo lote de kits intubação deve chegar à 17ª Regional de Saúde. Ela afirma que o volume de utilização dos medicamentos pode variar, mas os hospitais da Rede Covid são prioridade no recebimento dos insumos.

Ela explica ainda que, caso o estoque de remédios das unidades de saúde prioritárias estiver estável, os medicamentos podem ser distribuídos de maneira complementar aos demais hospitais, inclusive à UPAs que têm intubado pacientes com certa frequência.

Além dos remédios, mais de 15 mil doses da vacina da AstraZeneca e outras 3450 unidades da Coronavac chegaram à 17ª Regional de Saúde na última sexta-feira e foram encaminhadas aos 21 municípios atendidos. Por ser o maior da região, Londrina ficou com aproximadamente 11 mil doses dos imunizantes.

Comentários