QUINTA, 15/05/2025, 13:27

Hospital Zona Norte de Londrina ampliou cirurgias eletivas em 81% no ano passado

Mais dos metade de pacientes atendidos são de Londrina  

O Hospital Zona Norte de Londrina (HZN), registrou um avanço expressivo nos atendimentos em 2024. A unidade realizou 7.625 cirurgias eletivas, um crescimento de 81% em relação aos 4.200 procedimentos do ano anterior. Também foram ampliados os atendimentos ambulatoriais em 23% e os internamentos hospitalares em 13%.

Além do aumento na capacidade cirúrgica, o HZN passou a ofertar pequenos procedimentos ambulatoriais para toda a 17ª Regional de Saúde de Londrina, como coletas de biópsias e retirada de tumores e nódulos. Também implantou um ambulatório de referência estadual para atendimento de pacientes com complicações ortopédicas decorrentes da hanseníase, é o que afirma o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

O Secretário ainda reforçou que a maioria das pessoas beneficiadas por esse aumento de cirurgias eletivas, foram os londrinenses.

Os números refletem a reestruturação promovida no hospital, que integra a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) desde 2021, e vem recebendo investimentos significativos em infraestrutura, tecnologia e equipe médica. Entre os principais aportes feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estão R$ 5,5 milhões aplicados na modernização da estrutura física da unidade.

Segundo Beto Preto, outro ponto importante foi os mutirões de cirurgia realizados ao longo do último ano, inclusive no período noturno, que permitiram zerar a fila de espera de pacientes.

Outro avanço foi o lançamento do Programa de Residência Médica do hospital, com 13 vagas distribuídas entre ortopedia, clínica médica, cirurgia geral e saúde da família e comunidade, além de novos convênios com instituições de ensino, como a PUCPR – Câmpus Londrina.

 

Por Paulo Andrade

Comentários