QUARTA, 19/02/2020, 13:00

Ibiporã é uma das 16 cidades com epidemia de dengue no Paraná

Mesmo com a ameaça de multa, moradores ainda precisam colaborar mais com a limpeza dos quintais. A cidade já registra mais de 200 casos da doença só em 2020.

Ibiporã entrou na lista das 16 cidades paranaenses com epidemia de dengue. A situação é bastante preocupante. Só neste ano já foram 2546 notificações com 236 confirmações da doença. Segundo o coordenador de endemias, Aldemar Galassi, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou vários mutirões de limpeza para eliminar os entulhos, que podem se tornar criadouros do mosquito.

Quatro bairros são os que mais têm casos confirmados. São eles, San Rafael, Pérola, Vila Esperança e conjunto Jamil Sacca. Galassi destaca que a maioria dos criadouros do mosquito está dentro das casas e dos quintais dos ibiporaenses. Mas, a conscientização da população ainda é a atitude mais eficaz para acabar com a doença.

O município recebeu 70 litros do inseticida Malathion para a aplicação com bomba costal. Mas, a quantidade não foi suficiente e a secretaria de saúde já solicitou mais veneno.

Ibiporã adotou a aplicação de multas a moradores que não limpam suas casas. Elas primeiro são notificadas, se após 72 horas não limparem o espaço, tem que pagar uma taxa.

Por Claudia Lima

Comentários