IDR-Paraná e Simepar encerram serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos
O serviço foi criado em 1995 para orientar cafeicultores na proteção de lavouras novas, e hoje também serve a outros segmentos da agropecuária e economia, como turismo, comércio e construção civil
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) divulgam nesta sexta-feira (20) o último boletim do serviço Alerta Geada neste ano.
De acordo com a meteorologista Ângela Costa, o serviço, ativado em maio, tem como objetivo alertar os produtores rurais, especialmente os cafeicultores, sobre possíveis ondas de frio que possam prejudicar a agricultura. Foram emitidos nesta edição 120 boletins diários com previsões de temperatura e risco de geada durante o período de operação.
Assim como ocorreu nos últimos dois anos, neste inverno não houve a entrada de massas de ar polar com potencial de causar prejuízos à agricultura. O El Niño eleva a temperatura das águas do Pacífico, com impacto sobre os padrões climáticos globais.
Para a primavera, que começa no domingo (22), é esperada a atuação do fenômeno La Niña, que, ao contrário do El niño, é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, resultando em chuvas irregulares e abaixo da média histórica esperada para o período no Paraná, segundo Ângela Costa.
O Alerta Geada foi criado em 1995 para orientar cafeicultores na proteção de lavouras novas, e hoje também serve a outros segmentos da agropecuária e economia, como turismo, comércio e construção civil.