SEGUNDA, 27/04/2020, 14:30

Igrejas evangélicas enviam ofício ao prefeito pedindo abertura dos templos

No documento, o Conselho de Pastores apresenta uma proposta de retorno das atividades, que estão suspensas desde o dia 30 de março

O Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina fez um pedido formal ao prefeito Marcelo Belinati para que seja permitida a reabertura das igrejas com cultos e atividades religiosas. No documento, o presidente da entidade, Atílio Varotto Neto, detalha algumas medidas a serem adotadas para viabilizar o retorno, como por exemplo, celebrações com duração máxima de uma hora, limitação de 30% da capacidade e até 200 pessoas, de preferência aos domingos.

 

Além disso, no ofício, entregue na semana passada ao prefeito, a categoria afirma que vão ser tomadas medidas de higiene para a segurança de todos, como o uso de máscaras, luvas, álcool gel e a garantia de distanciamento entre as pessoas. O pastor pede a permissão para as reuniões por meio de drive in, modalidade em que os fiéis participam da celebração sem descer do carro.

 

O presidente do conselho também pediu autorização para as igrejas façam o recolhimento de doações por meio do sistema drive-thru nos estacionamentos, evitando o contato direto, já que não há necessidade da pessoa descer do carro.

 

O conselho se compromete ainda a respeitar o horário máximo das 22 horas para a realização das atividades.


O município de Cascavel e o estado de Goiás já flexibilizaram os decretos. Em Londrina, as igrejas estão proibidas de funcionar por determinação do decreto desde o dia 30 de março.

 

Em live, realizada neste domingo, o prefeito Marcelo Belinati reforçou que não cabe a ele decidir a reabertura dos shoppings, academias e igrejas. Ele ressaltou que o governo do estado deve atualizar o decreto desses setores ainda ao longo dessa semana.

 

Por Claudia Lima

Comentários