Inadimplência cai 43% em setembro em Londrina
De acordo com indicadores do SPC, houve uma queda na inclusão de consumidores na lista de negativados
O mês de setembro registrou uma redução no ingresso de consumidores no cadastro de inadimplentes. De acordo com os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), houve uma queda de 35,1% na inclusão de consumidores na lista de negativados, em comparação com setembro de 2024.
No acumulado de janeiro a setembro, o índice de consumidores que entraram para a inadimplência apresentou recuo de 23,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os indicadores também apontaram que o número de consumidores que negociaram suas dívidas e deixaram o cadastro da inadimplência caiu 43% na comparação com setembro de 2024.
O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, explicou que o resultado dos indicadores confirma a maior cautela das famílias para assumir novas dívidas e uma postura de maior prudência no consumo.
Com a aproximação do final do ano e com a chegada do 13ª salário, a expectativa é de os consumidores que estão negativados renegociem suas dívidas.
O cenário de cautela no endividamento e fragilidade na recuperação da saúde financeira das famílias permanece, mas há sinais de aquecimento no varejo.