SEGUNDA, 07/12/2020, 19:21

Índice de endividamento no Paraná tem quarta redução consecutiva neste ano

De acordo com dados divulgados pela Fecomércio, em novembro, o número de paranaenses com contas atrasadas retornou ao nível anterior à pandemia.

O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra um cenário de melhora nas contas das famílias do estado, em novembro. Segundo a pesquisa, no último mês, 89,2% dos paranaenses possuía algum tipo de dívida, mesmo patamar do mês de outubro. Já em comparação com o mesmo período no ano passado, o índice teve uma queda de 1,8%. Rodrigo Rosalem, diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional da Fecomércio, destaca que é a quarta redução consecutiva no índice de inadimplência.

Os dados mostram que no segundo semestre de 2020, houve maior dificuldade para quitar as dívidas atrasadas, mas que em novembro esse percentual chegou ao mesmo patamar de antes da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o levantamento, no mês passado, 26% dos endividados estavam com contas atrasadas. É o menor número desde maio. O índice ficou em 10,8%, entre os que não tinham como pagar as dívidas. Uma ligeira redução, quando comparado ao mês de outubro, que registrou 11,9%. Segundo Rosalem, os resultados apontam para uma retomada na economia do estado.

No último mês, tanto o financiamento de veículos, quanto o financiamento imobiliário registraram crescimento nas dívidas. De acordo com o levantamento, o cartão de crédito continua sendo o vilão das paranaenses. Houve uma redução de 75,0% em outubro para 72,3% em novembro, mas o meio de pagamento continua como principal dívida das famílias.

Comentários