QUARTA, 24/03/2021, 18:14

Indústria eletro metalmecânica tem início de ano surpreendente, diz economista

Levantamento feito com 52 empresas da região mostra aumento acumulado de quase 8% na utilização da capacidade industrial e já reflete na empregabilidade do setor.

A sondagem, feita pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR de Londrina, mostra que a Indústria Eletro Metalmecânica da área de abrangência do SINDIMETAL Norte, teve em fevereiro um aumento de 1,6% no nível de uso da planta industrial em relação ao mês anterior, chegando a 85,5%.

A chamada Utilização da Capacidade Instalada no setor, que em abril de 2020 viveu seu pior momento, com 52%, voltou a uma certa normalidade, afirma o economista e coordenador da pesquisa, professor Marcos Rambalducci. Destaque para os segmentos com produção voltada à área da saúde.

Para o economista, os dados de fevereiro da Indústria Eletro Metalmecânica consolidam a recuperação de 6% mostrada já no mês anterior. Dois resultados surpreendentes, avalia o coordenador da sondagem.

Na comparação com o nível de atividade da indústria eletro metal mecânica local em fevereiro de 2020, o aumento em 12 meses foi de 6,5%.

Rambalducci afirma também que o setor segue contratando, não no mesmo ritmo de dezembro, e que o indicador de evolução no número de empregados, apesar de um pequeno recuo em fevereiro, continua positivo.

O economista diz ainda que o movimento de abertura de novas vagas é reflexo direto do aumento no uso da capacidade instalada.

Um dos indicadores da sondagem, no entanto, revela a necessidade de uma atenção especial na hora de decidir sobre o nível da produção: o aumento dos estoques efetivos, situação já apontada na pesquisa anterior e que pode ser um indicativo de descompasso no planejamento, um arrefecimento na demanda ou ainda algum problema pontual de logística.

A sondagem do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR ouviu gestores de 52 empresas do setor aqui em Londrina e outros municípios da região norte.

Comentários