SEGUNDA, 23/08/2021, 18:38

Iniciativa da PEL II quer capacitar detentos para mercado de trabalho

Ação busca dar mais oportunidades aos internos, com formação empresarial e cursos profissionalizantes.

Um novo projeto desenvolvido pela unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II) vai preparar detentos da Instituição para serem inseridos no mercado de trabalho após cumprirem pena. Com apoio do Sebrae/PR, a expectativa é que 105 internos sejam atendidos e se capacitem para uma nova etapa, com formação em temas do empreendedorismo, além de cursos profissionalizantes, ministrados pelo Senai, nas áreas de informática, elétrica predial e refrigeração, e construção civil.

Nesta quinta-feira (26), a primeira turma da iniciativa completa o programa, que também aborda outros aspectos ligados ao campo profissional, como gestão dos negócios, formalização e desenvolvimento humano, como explica a consultora Liciana Pedroso.

Para participar da ação, é necessário que o tempo para alcançar o regime semiaberto esteja previsto entre seis meses e um ano. Além disso, o candidato a integrar o programa não deve ter ligação com grupos criminosos e apresentar bom comportamento na instituição.

Liciana destaca a importância de ações como esta, para a ressocialização deste público de maneira consistente. Para ela, a iniciativa garante que os detentos conquistem novas oportunidades e possam responder às demandas do mercado.

De acordo com a consultora do Sebrae, as equipes da Instituição vão continuar acompanhando a evolução das ações para, então, avaliar os resultados e definirem novos passos para a iniciativa. Uma segunda turma do projeto iniciou as atividades nesta semana e um terceiro grupo também deve ser atendido.

Por Victor Assis

Comentários