TERCA, 22/09/2020, 18:45

INSS retoma perícias médicas em Londrina. Aqui na cidade, aproximadamente 300 segurados aguardam pelo serviço há mais de seis meses

Gerente regional do Instituto diz que apenas atendimento dos casos que precisam ser reagendados deve durar cerca de 30 dias.

Com direito a troca de acusações públicas sobre quem seria o responsável pelo não retorno do serviço, INSS e Peritos Médicos parecem estar chegando a um acordo, mas a passos lentos. Enquanto isso, milhares de brasileiros e paranaenses que precisam da perícia médica presencial, para se aposentar ou receber o auxílio-doença, por exemplo, continuam esperando.

A superintendência regional do INSS no Paraná informou à reportagem da CBN que apenas duas agências aqui do estado estão oficialmente aptas a realizarem as perícias, a do jardim Shangrilá, em Londrina, e a de Maringá. Aqui na cidade, são aproximadamente 300 segurados aguardando pelo serviço, de acordo com o Instituto.

Segundo o gerente-executivo do INSS em Londrina, Reinaldo Soares, a unidade Shangrilá voltou a fazer as perícias médicas na manhã desta terça-feira, após vistorias feitas pelas duas partes envolvidas no impasse e a solução de alguns problemas apontados pelos peritos.

O Instituto Nacional de Seguridade Social informou ainda que outras unidades do estado estão sendo vistoriadas para voltarem a atender à população com as perícias, que na agência Shangrilá começaram já no início da manhã de terça. O gerente do INSS explica que, antes da pandemia cada perito realizava aproximadamente 15 atendimentos diários, mas com os novos protocolos a expectativa é de uma redução no número.

Apesar disso, Reinaldo Soares acredita que os atendimentos acumulados nos oito dias que durou o impasse devem ser regularizados em aproximadamente trinta dias e diz ainda que somente em metade dos agendamentos feitos o órgão conseguiu avisar os segurados sobre a suspensão das perícias.

Em todo o país são cerca de 1,5 milhão de processos na fila do INSS, entre eles, quase 800 mil de perícia médica.

Comentários